terça-feira, 30 de agosto de 2011

Toque Rádio On-line e Vídeo Stream no Ubuntu

Em uma recém instalada máquina com o Ubuntu (10.04) um colega me perguntou como fazer para ouvir uma rádio on-line, uma vez que antes da formatação a rádio tocava numa boa, dessa vez o sistema pedia para pesquisar o codec e retornava com um erro de não encontrado o pluge para o protocolo MMSH. Fui pesquisar nos repositórios pelo pluge do MPlayer para navegadores (eu lembrava que já tinha visto em algum lugar), não achei, mas achei o seu substituto: "gecko-mediaplayer" com a descrição: "Multimedia plug-in for Gecko browsers". Esse serve tanto para áudio como vídeo via stream. Bingo!


 Vamos aos passos, favor digitar os comandos a seguir no terminal [*Menu: Aplicativos > Acessórios > Terminal (ou Console)]:

0. Antes do primeiro passo, será necessário realizar os procedimentos passados em uma dica anterior. Lembrete para dica anterior: O pacote para sistemas 64-bits é w64codecs, sendo o w32codecs para sistemas 32-bits. O pacote SMPlayer é opcional:

http://campachi.blogspot.com/2008/11/assista-dvd-no-ubuntu-100.html


1. Instalar os plugues necessários para fazer o navegador lidar com o stream multimídia:

sudo apt-get install gecko-mediaplayer gnome-mplayer


2. Remover o tocador antigo, que não será mais necessário e que atrapalha o processo:

sudo apt-get purge totem totem-common totem-mozilla totem-plugins


3. Vá no menu: Aplicativos > Sons & Vídeos > GNOME MPlayer: no menu Edit > Preferences > aba Plugin > na opção 'Chache Size (KB)' coloque: 32 > Close.

4. Feche o Firefox e procure uma web-rádio ou vídeo stream, que não pegava antes, para fazer os testes necessários e descobrir que (Eureca!) funciona!

Fonte: Eu mesmo! ;-D

PS: A dica foi usada para o Ubuntu, mas deve servir para o Debian usando o repositório próprio.

PS2: Após aplicar essas dicas seu Ubuntu estará pronto para tocar todos os formatos de áudio e vídeo mais populares da internet.

Nenhum comentário: