domingo, 10 de abril de 2011

Atualize o arquivo .ISO de CD/DVD do Debian

Bom, nova versão do sistema operacional Debian 6 lançada, então você corre e baixa a primeira versão em CD estável disponível, que seria o debian-6.0.0-i386-CD-1.iso, tudo instalado e funcionando muito bem. Só que, de curioso, você virou o sistema ao avesso, instalou pacotes para testar, removeu, experimentou tudo que podia, mas esqueceu de fazer isso numa máquina virtual (as vezes, mexer em VMs não tem graça mesmo)... E agora você decidiu formatar a máquina e refazer as "inter-invenções" de forma segura e pensada. Vai e percebe que foi lançada uma nova versão, debian-6.0.1a-i386-CD-1.iso. Você não precisa dessa versão, pois sabe que foi uma atualização leve, MASSS, deseja essa ISO de qualquer maneira! Vai lá e baixa o novo arquivo de imagem, pois 600M de download é brincadeira na sua verdadeira-banda-larga-de-verdade (sim, foi ironia ;-). E se for um ou mais DVD/BD?? Ou se forem os 52 CD's? (hehehe, isso mesmo, 52 CD's é o Debian completo!).

Você se pergunta: 'deveria existir uma forma de só atualizar minha ISO atual para a mais nova!'. Eu respondo que existe sim, uma maneira de atualizar o ISO do CD-1 baixando só 7M (6.0.0 => 6.0.1a)! A forma é usar um utilitário em linha de comando, jigdo, que faz esse serviço com facilidade, para isso basta ter um arquivo ISO ou um CD do Debian ou Ubuntu. Ele pode atualizar um arquivo ISO ou baixar tudo novo, que eu não recomendo, de forma simples e eficaz, se liga ai:


> Abra um terminal e faça os passos como root:

# aptitude install jigdo-file


> A) Se você tiver o CD/DVD do Debian 6 que deseja ser atualizado, coloque no leitor dvd-rom.
> B) Se você tiver um arquivo da imagem do CD/DVD (.iso), vai ser preciso montar esse arquivo, faça:

# mount -o loop debian-6.0.0-i386-CD-1.iso /mnt


> Agora, procure no website do Debian (ou Ubuntu) os arquivos para baixar contendo as informações sobre jigdo, dica: procure nessa URL o que você deseja: Arquitetura (i386 ou amd64), Tipo de mídia (jigdo-cd, jigdo-dvd, ou jigdo-bd) e copie o endereço do link do arquivo desejado contendo no final o .jigdo. No meu caso foi: http://cdimage.debian.org/debian-cd/current/i386/jigdo-cd/debian-6.0.1a-i386-CD-1.jigdo, cole no terminal precedido pelo comando jigdo-lite, assim (não precisa mais de root):

$ jigdo-lite http://cdimage.debian.org/debian-cd/current/i386/jigdo-cd/debian-6.0.1a-i386-CD-1.jigdo


> O processo tem início, num instante, vai aparecer essa requisição no terminal: 'Files to scan:', duas opções podem ser seguidas, se você:
(A) colocou o CD/DVD do Debian no leitor dvd-rom, escreva /media e dê enter
(B) se você montou a imagem ISO, conforme minha instrução, escreva /mnt e dê enter.

> O jigdo vai procurar, na sua opção, por pacotes que não sofreram atualização (no meu caso, 872 of the 980) para baixar os que foram atualizados. Espere e fim da procura e de enter para prosseguir.

> Agora, existe uma pergunta pelo espelho (mirror) mais próximo, escreva: ftp://ftp.br.debian.org/debian/ e dê enter (se informe do mirror do Ubuntu no próprio website oficial). Começa o download dos novos pacotes. No meu caso, 8 arquivos (7.1M). No fim do processo o novo arquivo ISO vai aparecer no diretório executado já podendo ser gravado (pode apagar os outros):
debian-6.0.1a-i386-CD-1.iso

> Resumo:

FINISHED --2011-04-10 20:30:18--
Downloaded: 8 files, 7.1M in 15s (495 KB/s)
Found 8 of the 8 files required by the template
Successfully created `debian-6.0.1a-i386-CD-1.iso'
OK: Checksums match, image is good!

Nenhum comentário: