terça-feira, 16 de março de 2010

Instale pacotes .deb no Debian com duplo-click

Calma pessoal, não abandonei vocês! Deu pra perceber que minhas postagens estão relacionadas ao que eu faço no meu Debian, ou seja, só escrevo o que eu fiz. A falta de artigos não quer dizer que eu não faço nada no Debian, quer dizer que não tenho tempo mesmo.

Enfim, vamos ao que interessa, para começo, o título deveria ser a seguinte pergunta: Como instalar pacotes .deb com duplo-clique e resolver suas dependências, pela interface gráfica, depois de baixar um pacote .deb pelo navegador?



A resposta seria: 'GDebi Package Installer'. O que ele faz é exatamente isso que escrevi na pergunta. Acho que você já baixou um pacote .deb e tentou instalar pelo terminal usando o dpkg -i e a resposta foi um pacote como dependência (que sorte, hein!?) então (feliz da vida) você baixa esse pacotinho e tenta instalar com o dpkg -i e o filho-de-uma-eguá apresenta uma lista interminável de dependências (hauhauah, desculpe, não aguentei), o que fazer? 'gdebi' nele!

Além de instalar pacotes com um duplo-clique, o 'gdebi' traz informações sobre o pacote, descrição, lista de arquivos dentro do pacote, pode ser usado pelo terminal, verifica as dependências, baixa e instala tudo aquilo que for necessário (se for).

Abra o terminal e faça (seja root):

# apt-get install gdebi


Ou

Abra o Synaptic (Sistema > Administração) faça uma busca por 'gdebi', marque para instalação (sim para as dependências) e aplicar.


Faça um teste com o Adobe Flash Player:
http://get.adobe.com/br/flashplayer/thankyou/?installer=Flash_Player_10_for_Linux_(.deb)

Se já estiver instalado ele avisa e pergunta pela re-instalação, se seu sistema possuir uma versão mais nova ele avisa e se precisar resolver pendências ele avisa, tudo na mesma janela.



Aprenda a usar apt-get (terminal) ou procurar no Synaptic (Sistema > Administração). Esses dois resolvem a grande maioria de problemas relacionados a pacotes, basta fazer uma boa configuração nos 'canais de Software' (/ets/apt/sources.list).

Fontes:
http://packages.debian.org/lenny/gdebi
https://launchpad.net/gdebi

Nenhum comentário: