sábado, 8 de novembro de 2008

Um Sistema Operacional dentro do Outro

Máquina Virtual [Virtual Machine - VM]: não é segredo pra ninguém que é possível instalar um sistema operacional "dentro" de outro e utiliza-los simultaneamente [como? Vc não sabia! De que planeta vc veio? Ah tá...].

Você contrata, baratinho, um serviço de hospedagem nos Estados Unidos, fatalmente ele vai estar rodando dentro de uma VM. Se isso é ruim eu não sei, mas que abre um leque de possíbilidades, isso abre sim. :¬)

Já pensou num monte de coisas pra fazer com uma VM, num foi? Então vou colocar aqui um que eu conheço bem, o VirtualBox. Eu uso o VBox desda versão 1.5.6 [02/2008] e me agradou muito, tanto pela sua estabilidade quanto pelo seu preço, ZERO! Isso mesmo é gratuito [Open Source Software - GPL] e ainda foi adquirido pela Sun [dona do Java].

- "E Como funciona?". Você deve estar se perguntando, é muito simples, no seu sistema operacional [SO] você vai instalar o VBox, a partir de agora seu SO será conhecido como Hospedeiro [host]. O VBox virtualiza um ambiente completo [full virtualizer] desda bios até a placa de rede.

Com o VBox aberto, crie uma VM, configure pelo posso-a-passo, depois habilite o boot pelo CD/DVD ROM ou uma ISO [isso dentro do VBox] e coloque um CD/DVD do novo sistema operacional Linux no drive do PC e 'start'. Esse novo SO que rodará dentro do VBox ficará conhecido como hóspede [guest].

Se você é do tipo que gosta de baixar toneladas de programinhas para testa-los, as VMs são essenciais para manter seu sistema integro, pois qualquer dano que um programa possa vir a causar não vai sair da VM.

O VirtualBox, além de ter em português, suporta os mais variados SOs, tanto para Hóspedes [Windows (NT 4.0, 2000, XP, Server 2003, Vista), DOS/Windows 3.x, Linux (2.4 / 2.6), Solaris, OpenSolaris e OpenBSD] como Hospedeiro [Windows, Linux, Macintosh e OpenSolaris].

No site oficial você vai encontrar mais informações e imagens: http://www.virtualbox.org/

Nenhum comentário: